12 de julho de 2013

A sua igreja é um lugar seguro para às crianças?

Luciene Fraga
Coordenadora de Ação Social da CBB


Nos dias 03 e 04 de julho de 2013 o Departamento de Ação Social da CBB juntamente com a Junta de Missões Mundiais promoveu a 1ª Oficina sobre o tema: “Construindo uma política de proteção infantil para as igrejas”. Reuniu-se lideranças batistas que atuam com crianças e adolescentes, dos quais participaram, representantes da JMM, JMN, UFMBB, UHBB, Convenção Batista Carioca, PIB de Niterói, IB Central do RJ e Casa Batista da Amizade.
O objetivo foi sensibilizar lideranças cristãs sobre a temática de maus tratos e violência contra a criança e fomentar uma discussão sobre a relevância da Igreja ser um lugar seguro para as mesmas.

Os participantes comentaram sobre o que aprenderam durante a Oficina e sua visão sobre o tema central, a proteção infantil nas igrejas:

“Que grande privilégio tivemos, como Igreja de Cristo, de conhecer mais sobre a situação da violência à criança. Precisamos nos envolver e implementar as ações necessárias e urgentes na construção da Política de Proteção em nossas igrejas”. Cidélia Mendonça, Ministra Infantil da PIB de Niterói.

“A Igreja deve através de seu pastor e líderes, despertar para o cuidado de suas pequenas ovelhas. A proteção à criança começa em casa e, depois na Igreja. A expressão: - deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o reino do céu, é um chamado para que a sua igreja seja despertada para a proteção da criança nos dias de hoje.” Pr. Miguel Kopanyshyn, Capelão Hospitalar da Convenção Batista Carioca.

“Como discípulos de Jesus precisamos estar atentos às necessidades das crianças e garantir a proteção delas contra qualquer tipo de violência: física, emocional, sexual e negligência, cumprindo, assim a ordem que o nosso Mestre deixou, que é a de amá-las.” Lidia Moreira, Coordenadora de Amigos de Missões da UFMBB.

“Jesus resgatou a política de proteção à criança e adolescente, ao recebê-las e abençoá-las, e delegou à igreja a responsabilidade de sua implementação.” Márcia Fernandes, Administradora da Casa Batista da Amizade – RJ

“O treinamento foi muito esclarecedor. Mostrou-me a urgência de se construir para a UFMBB, enquanto instituição missionária, uma política de proteção à criança”. Celina Veronese – Coordenadora Nacional da Organização Mensageiras do Rei.

“O treinamento foi uma oportunidade de reflexão, despertamento e surgimento de novas possibilidades de proteção à criança que nos ajudarão a agir como Cristo agiu e agiria nos dias de hoje.” Vladia Macri, Ação Social da JMN.

Neste mundo, as nossas crianças estão sujeitas a qualquer tipo de violência em diversos lugares que ela está inserida. E o que nós como Igreja temos feito? Alertamos? Cuidamos? Prevenimos? Ou simplesmente nem tocamos no assunto?
Devemos, como Igreja de Cristo, proporcionar à criança um lugar acolhedor e seguro a fim de ajudá-la no seu desenvolvimento integral.
O Departamento de Ação Social da CBB coloca-se à disposição para viabilizar materiais e capacitações para a igreja, organizações, convenções estaduais e regionais.

Extraído 
www.batista.com.br